Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O tema desastre na área da saúde: perfil da produção técnico-científica na base de dados especializada em desastres da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) / The theme of disaster in health care: profile of technical and scientific production in the specialized database on disasters of the Virtual Health Library - VHL

Rocha, Vania; Ximenes, Elisa Francioli; Carvalho, Mauren Lopes de; Alpino, Tais de Moura Ariza; Freitas, Carlos Machado de.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 19(9): 3775-3790, set. 2014. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, Repositório BVS | ID: lil-720583
Dentre as bases especializadas da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a sobre "Desastres" indica a importância do tema para a área da saúde. O objetivo deste artigo foi identificar o perfil das publicações técnico-científicas desta base especializada. A partir de buscas sistemáticas e da análise dos resultados foi possível determinar o tipo de publicação, os principais assuntos abordados, os tipos de desastres mais frequentes nas publicações, os países e as regiões como assunto, período histórico com mais publicações e a tendência atual das publicações. Ao explorar detalhadamente a base especializada, percebe-se que o número de assuntos principais é elevado, característica que dificulta buscas específicas dentro dela. Por outro lado, é positivo o fato de o tema desastre ser tratado de forma ampla e diversificada, associado a diferentes assuntos das ciências naturais e das ciências sociais. O tema desastre exige produção de conhecimento interdisciplinar para reduzir os impactos dos desastres e para gestão dos riscos. Deste modo, a saúde, por se tratar de uma área interdisciplinar, pode contribuir para tal produção.
Biblioteca responsável: BR1.1