Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil dos pesquisadores com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq da área de fonoaudiologia / A profile of researchers in speech, language and hearing science with productivity grants from (CNPq)

Pellizzon, Rosely de Fátima; Chiari, Brasilia Maria; Goulart, Bárbara Niegia Garcia de.
Rev. CEFAC ; 16(5): 1520-1532, Sep-Oct/2014. tab
Artigo em Português | LILACS, Repositório BVS | ID: lil-729915

OBJETIVO:

identificar o perfil dos bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, na área de Fonoaudiologia.

MÉTODOS:

a partir da lista dos bolsistas de produtividade da área de Fonoaudiologia com bolsas vigentes em 2010, foram verificadas características de formação, publicação de artigos nas bases de dados LILACS, SciELO Brasil, MEDLINE e Web of Science, identificando a produção de artigos científicos dos bolsistas na comunidade científica brasileira, publicados no período de 2006-2010. Também foi utilizado o indicador JCR e a classificação Qualis para análise das revistas.

RESULTADOS:

das 46 bolsistas, 45 (98%) são graduadas em Fonoaudiologia e exercem a atividade de docência, 22 (47,83%) na Região Sudeste e 24 (52,17%) têm vínculo institucional nas universidades públicas (estaduais). Em relação à produção, foram identificados 935 artigos, sendo 816 (87,27%) em 48 revistas brasileiras e 119 (12,72%)em 47 revistas estrangeiras.Comrespeito às revistas, dos 95 títulos brasileiros e estrangeiros analisados, 38 (40%) não apresentam o fator de impacto.

CONCLUSÕES:

a presença feminina é grande nesta área do conhecimento, sendo a maior ocorrência de pesquisadoras PQ com vinculação institucional nas universidades públicas, localizadas nas regiões Sudeste e Sul do país. A análise da produção de artigos científicos das bolsistas de Fonoaudiologia mostrou uma tendência a publicar seus artigos em revistas brasileiras, sem deixar de buscar a qualidade editorial revisão de pares e indexação em bases de dados, aliadas ao indicador JCR e àclassificação do Qualis. .
Biblioteca responsável: BR1.1