Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acompanhamento nutricional na prevenção de complicações perinatais em gestantes com diabetes mellitus / Monitoring nutrition in preventing perinatal complications in pregnant women with diabestes mellitus

Barbosa, Viviane Lamounier Penna; Reis, Lilian Barros de Sousa Moreira.
Comun. ciênc. saúde ; 23(1): 73-80, jan.,-mar., 2012. tab
Artigo em Português | MS | ID: mis-36197

Introdução:

O Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) é o termo utilizadopara definir o início ou o primeiro reconhecimento de intolerância à glicose durante a gestação. O estado nutricional antes e durante a gestação está relacionado com o surgimento dessa complicação na gravidez. O acompanhamento nutricional favorece a diminuição de riscos durante e após a gestação, tanto para a mãe como para a criança.

Objetivo:

verificar na literatura o acompanhamento nutricional na prevenção de complicações perinatais em gestações agravadas pelo DMG.

Método:

revisão de literatura das bases de dados Scielo, Netmed, Pubmed,Cochrane, Google Scholar, nos anos de 2000 a 2012. Foram incluídos artigos referentes ao diabetes mellitus gestacional e o acompanhamentonutricional neste período. Foram excluídos os artigos que não tratavam do assunto proposto ou publicados em anos anteriores ao de 2000. Os idiomas foram inglês, espanhol e português. Foram incluídos dados de manuais de comitês de saúde nacionais e internacionais. Resultados e discussão estudos verificaram que o índice de massa corporal e o peso pré-gestacional elevados foram comuns em gestantesque apresentaram DMG, podendo desenvolver riscos perinatais. Oacompanhamento nutricional foi eficaz no controle do ganho de peso gestacional e na redução de riscos e intercorrências clínicas.

Conclusão:

o acompanhamento nutricional é fundamental na gravidez complicada pelo DMG, onde, por meio de uma alimentação adequada, é possível influenciar positivamente o controle glicêmico, o controle de peso e evitar maiores riscos para a mãe e para a criança durante e após a gestação.(AU)
Biblioteca responsável: BR599.1