Your browser doesn't support javascript.

RIPSA

Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Sistematizando informação e construindo conhecimento para políticas de saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Método INTERMED para pacientes com transtornos mentais: revisão integrativa da literatura / The INTERMED method for patients with mental disorders: integrative literature review

Reigota, Sabrina Martins; Azevedo-Marques, João Mazzoncini de; Oliveira, Camila Almeida de; Camargo, Lisa Laredo de; Zanetti, Ana Carolina Guidorizzi.
Medicina (Ribeiräo Preto); 52(2)abr.-jun., 2019.
Artigo em Português | LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde | ID: biblio-1025273
RESUMO: Modelo do estudo: Revisão integrativa da literatura. Objetivo: Analisar evidências científicas disponíveis na literatura sobre a utilização do método INTERMED pela equipe multidisciplinar em pacientes com trans-tornos mentais. Metodologia: A seleção de artigos foi realizada nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed), American Psychological Association (PsycINFO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Resultados: Ao final, cinco estudos concentrados entre 2000 e 2008, foram selecionados para análise. Os artigos analisados mostraram que o método INTERMED teve resultados positivos na identificação de pacientes que precisam de cuidados complexos, o que direcionou a realização de intervenções psiquiátricas rápidas que diminuíram o tempo de permanência no ambiente hospitalar, o número de internações melhorou a qualidade de vida dos pacientes e, consequentemente, diminuiu custos com a saúde. Conclusão: Os estudos analisados mostraram que há poucas evidências sobre o tema investigado. O método INTERMED tem boa aplicabilidade junto a outros instrumentos e foi eficaz na identificação de pacientes que precisam de cuidados complexos. (AU)