Your browser doesn't support javascript.

RIPSA

Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Sistematizando informação e construindo conhecimento para políticas de saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores de risco cardiovascular em idosos de uma comunidade quilombola / Cardiovascular risk factors in the older adults of a quilombola community / Factores de riesgo cardiovascular en ancianos de una comunidad quilombola

Silva, Paula Gabriella do Nascimento; Costa, Kelliane de Moura; Muniz, Ticiane Maria Santos; Machado, Ana Larissa Gomes.
Rev. enferm. UERJ; 28: e44773, jan.-dez. 2020.
Artigo em Inglês, Português | LILACS-Express | ID: biblio-1119608
Objetivo:descrever a frequência dos fatores de risco cardiovascular em idosos de uma comunidade quilombola. Método: estudo transversal desenvolvido com idosos quilombolas cadastrados na Estratégia Saúde da Família. A coleta foi realizada com uma amostra de 62 idosos, utilizando-se o teste do qui-quadrado para análise dos dados. Resultados: as frequências dos fatores de risco foram: 67,7% de hipertensão arterial, 54,8% de adiposidade abdominal, 22,6% de glicemia capilar elevada, 19,4% de excesso de peso, 3,2% de sedentarismo e 3,2% de tabagismo, com diferença estatística apenas para adiposidade abdominal em idosas de cor branca (p<0,05). Conclusão: o estudo identificou elevada frequência de fatores de risco cardiovasculares nos idosos quilombolas atendidos na atenção primária à saúde, com destaque para hipertensão arterial, adiposidade abdominal e glicemia capilar elevada. Os resultados apontam a necessidade de melhoria de acesso da comunidade quilombola aos serviços de saúde.