Your browser doesn't support javascript.

RIPSA

Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Sistematizando informação e construindo conhecimento para políticas de saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Idosos atendidos em unidade de pronto-atendimento por condições sensíveis à atenção primária à saúde / Elderly care unit ready for sensitive conditions to primary health care / Adultos mayores atendidos en la guardia hospitalaria debido a condiciones sensibles a la atención primaria de la salud

Rissardo, Leidyani Karina; Rego, Anderson da Silva; Scolari, Giovana Aparecida de Souza; Radovanovic, Cremilde Aparecida Trindade; Decesaro, Maria das Neves.
REME rev. min. enferm; 20: [1-8], 2016. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde | ID: biblio-835278
Este estudo objetivou identificar os motivos que levam idosos em condições sensíveis à atenção primária à saúde a buscarem o serviço de uma Unidade de Pronto-Atendimento. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter quantitativo, realizado em uma unidade de pronto-atendimento de um município do noroeste do estado do Paraná. A população de estudo foi constituída por 191 idosos, considerados em critérios de não urgência, a partir do acolhimento com classificação de risco com a estratificação das cores verde e azul. A coleta de dados foi realizada de maio a novembro de 2015 e os dados coletados por meio de um instrumento semiestruturado. Para a análise foi utilizada estatística descritiva, com auxílio de programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os principais motivos para a busca do atendimento em um serviço de urgência e emergência foi o horário de atendimento da unidade básica de saúde referida por 32,9% dos entrevistados; a falta de médicos na unidade básica de saúde, relatada por 30,3% dos idosos; e a oportunidade de ser atendido sem a necessidade de agendamento de consultas (27,2%). Os resultados encontrados são de extrema relevância para sinalizar as ações necessárias a fim de diminuir a distorção de procura errônea do fluxo de atendimento, propiciando planejamento e reorganização de todos os níveis de atenção em saúde.