Your browser doesn't support javascript.

RIPSA

Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Sistematizando informação e construindo conhecimento para políticas de saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Diminuição de internações por condições sensíveis à Atenção Primária em idosos no estado do Paraná / Decrease in hospitalizations due to primary caresensitive conditions for the elderly: analysis in the state of Paraná

Previato, Giselle Fernanda; Nogueira, Iara Sescon; Acorsi, Clédina Regina Lonardan; Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi; Mathias, Thais Aidar de Freitas.
Espaç. saúde (Online); 18(2): 15-24, dez. 2017. Tabelas, Graficos
Artigo em Português | LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde | ID: biblio-881965
Introdução: As Condições Sensíveis à Atenção Primária são um conjunto de problemas de saúde sobre os quais uma efetiva ação em saúde diminui o risco de internações hospitalares. Objetivo: Analisar as Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP) em idosos por causas e cobertura de Estratégia Saúde da Família (ESF). Metodologia: Estudo ecológico das internações evitáveis em idosos, no Paraná-Brasil, em 2000 e 2012. Foram analisadas proporções e taxas de internação por diagnósticos e a correlação dessas taxas com cobertura da Estratégia Saúde da Família. Resultados: Observou-se diminuição das taxas de internação de 768,2 para 349,0, destacando-se a insuficiência cardíaca, doenças pulmonares e cerebrovasculares. Houve correlação entre a cobertura de Estratégia Saúde da Família e taxas de internação. Conclusão: O aumento da cobertura de saúde da família foi importante para diminuição das Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária em idosos (AU).