Your browser doesn't support javascript.

RIPSA

Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Sistematizando informação e construindo conhecimento para políticas de saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Emergency care units and dimensions of accessibility to health care for the elderly / Unidades de pronta atención y las dimensiones de acceso a la salud del anciano / Unidades de pronto atendimento e as dimensões de acesso à saúde do idoso

Scolari, Giovana Aparecida de Souza; Rissardo, Leidyani Karina; Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi; Carreira, Lígia.
Rev. bras. enferm; 71(supl.2): 811-817, 2018.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-898560
RESUMO Objetivo: compreender a concepção dos idosos e seus cuidadores sobre o acesso à saúde mediado pelo atendimento em Unidades de Pronto Atendimento. Método: estudo qualitativo conduzido com 25 usuários idosos e cuidadores atendidos em Unidades de Pronto Atendimento de um município paranaense, tendo a Teoria Fundamentada nos Dados como referencial metodológico. Resultados: segundo os participantes, os recursos disponibilizados nesses serviços garantem consulta médica e possibilitam acesso a exames e a medicamentos. Tais recursos tem atraído os usuários e causado excesso de demanda, o que implica um conjunto de fatores comprometedores para a qualidade do cuidado nesses serviços. Considerações finais: investimentos na reestruturação da rede de atenção, principalmente na atenção primária, com ampliação do número de consultas e criação de vínculo, podem contribuir para as unidades de pronto atendimento atingirem o objetivo de acesso à assistência qualificada da população idosa.