Your browser doesn't support javascript.

RIPSA

Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Sistematizando informação e construindo conhecimento para políticas de saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O trabalho de enfermagem no cuidado ao idoso hospitalizado: limites e particularidades / El trabajo de enfermería en el cuidado de ancianos hospitalizados: límites yparticularidades / The nursing work in care of hospitalized elderly: limits and particularities

Sanguino, Gabriel Zanin; Previato, Giselle Fernanda; Silva, Andressa de Fátima; Meireles, Viviani Camboin; Góes, Herbert Leopoldo de Freitas; Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online); 10(1): 160-166, jan.-mar. 2018.
Artigo em Inglês, Português | LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde | ID: biblio-908431
Objetivo: analisar o cuidado de enfermagem ao idoso em diversos cenários de um hospital geral, com ênfase no preparo profissional, limites e particularidades das práticas assistenciais. Método: Pesquisa exploratória de natureza descritiva, com abordagem qualitativa, realizada em um hospital universitário público, por entrevista aberta, com 15 profissionais de enfermagem que executavam cuidados a pacientes idosos. Resultado: Identificou-se que o cuidado de enfermagem ao idoso hospitalizado enfrenta limites e dificuldades de distintas origens; que o cuidado de enfermagem ao idoso hospitalizado requer atenção peculiar imposta pelas características do envelhecimento; e que o cuidado de enfermagem ao idoso hospitalizado é facilitado pela prática colaborativa. Conclusão: Foram apontadas distintas dificuldades no cuidado de enfermagem a idosos hospitalizados, assim como a necessidade de uma assistência direcionada a especificidades do indivíduo idoso e o quanto a colaboração interprofissional permite um cuidado mais individualizado e efetivo para essa população.