Your browser doesn't support javascript.

RIPSA

Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Sistematizando informação e construindo conhecimento para políticas de saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The coexistence center for elderly people and its importance in the support to the family and the Health Care Network / El centro de convivencia para personas mayores y su importancia en el apoyo a la familia y a la red de Atención a la Salud / O centro de convivência para idosos e sua importância no suporte à família e à Rede de Atenção à Saúde

Derhun, Flávia Maria; Scolari, Giovana Aparecida de Souza; Castro, Vivian Carla de; Salci, Maria Aparecida; Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi; Carreira, Lígia.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm; 23(2): e20180156, 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-984383
RESUMO Objetivo: Conhecer a percepção de familiares de idosos acerca da importância do centro de convivência no suporte à família e à Rede de Atenção à Saúde. Método: Estudo qualitativo realizado com 14 familiares de idosos participantes de um centro de convivência. A coleta de dados ocorreu em janeiro de 2016 por meio de entrevistas individuais, às quais foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados foram discutidos à luz do referencial teórico da Promoção da Saúde. Resultados: Para os familiares a participação do idoso no centro de convivência foi uma alternativa de apoio ao cuidado e à institucionalização, proporcionou disponibilidade de tempo para o cuidado de si e para manter ou engajar-se no mercado de trabalho formal e influenciou positivamente as relações familiares. Conclusão: O centro de convivência configurou-se como instituição promotora de saúde ao ser corresponsável pelo cuidado dos idosos junto à Rede de Atenção à Saúde e às famílias.