Your browser doesn't support javascript.

RIPSA

Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Sistematizando informação e construindo conhecimento para políticas de saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A vida nos olhos, o coração nas mãos: concepções e representações femininas do processo saúde-doença / Life in their eyes, heart in their hands: conceptions and representations of women in the process of health and disease

Dias, Glauce; Franceschini, Sylvia do Carmo Castro; Reis, José Roberto; Reis, Roberta Sena; Siqueira-Batista, Rodrigo; Cotta, Rosângela Minardi Mitre.
Hist. ciênc. saúde-Manguinhos; 14(3): 779-800, jul.-set. 2007. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde | ID: lil-466587
A abordagem histórico-social das representações de saúde e doença das mães do município de Teixeiras (MG) visa compreender as condutas nessa esfera e o desenvolvimento de pesquisas em saúde coletiva. Construíram-se atrativos semânticos e indicadores para uma visão pluralista de saúde-doença. A busca da felicidade foi apresentada como um conceito de saúde pelas mães, retomando aspectos filosóficos aristotélicos e espinosistas, mas elas deram mais destaque à ausência da doença. o modelo assistencial hegemônico fornece ainda fortes referenciais para interpretar tais experiências. Como a condição cuidadora da mãe facilita a compreensão de outros fatores que afetam o processo saúde-doença, é possível planejar ações de saúde menos alienantes e mais libertárias.