Your browser doesn't support javascript.

RIPSA

Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Sistematizando informação e construindo conhecimento para políticas de saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Promoção da saúde da pessoa idosa: compromisso da enfermagem gerontogeriátrica: [revisão] / Promoción de la salud de la persona de la tercera edad: compromiso de la enfermería gerontogeriátrica: [revisión] / Health promotion for the elderly: gerontogeriatric nursing commitment: [review]

Santos, Silvana Sidney Costa; Barlem, Edison Luiz Devos; Silva, Bárbara Tarouco da; Cestari, Maria Elisabeth; Lunardi, Valéria Lerch.
Acta paul. enferm; 21(4): 649-653, 2008. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS-Express | ID: lil-505003
Este artigo teve como objetivo realizar uma revisão da história das políticas de saúde voltadas às pessoas idosas, inicialmente utilizando as conferências internacionais de saúde, depois as políticas nacionais, correlacionando com a perda de poder usualmente atribuída ao ser idoso. Utilizou-se o modelo de promoção da saúde de Nola Pender para interligar os temas, resultando no ganho de poder como estratégia de promoção da saúde da pessoa idosa. Para atingir o objetivo proposto, foram utilizados como fonte de dados material bibliográfico como as Cartas de Promoção da Saúde, temas da Gerontologia e da Enfermagem. Enfatiza-se a necessidade do enfermeiro ficar atento às questões de promoção/educação para saúde e às políticas públicas voltadas às pessoas idosas.