Your browser doesn't support javascript.

RIPSA

Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Sistematizando informação e construindo conhecimento para políticas de saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Envelhecimento: análise de dimensões relacionadas à percepção dos idosos / Aging: analysis of dimensions related to the elderly?s perception

Moimaz, Suzely Adas Saliba; Almeida, Maria Eneide Leitão de; Lolli, Luiz Fernando; Garbin, Cléa Adas Saliba; Saliba, Nemre Adas.
Rev. bras. geriatr. gerontol; 12(3)Set.-Dez. 2009. ilus
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: lil-536703
Objetivos: Investigar o significado do processo de envelhecimento, bem como os efeitos da assistência odontológica recebida, analisando as repercussões dessas questões na saúde bucal e na vida dos idosos. Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa de fundamentação fenomenológica, com amostra intencionalmente definida. Foram selecionados cinco idosos para entrevista, na qual foi utilizado um questionário semiestruturado. Utilizou-se também um diário de campo para a coleta dos dados e expressões dos sujeitos. As variáveis consideradas foram: o significado do processo de envelhecimento para os idosos, a percepção do envelhecimento pela boca, a experiência pregressa de atendimento odontológico e a influência desses aspectos na qualidade de vida. O processamento das informações ocorreu por análise e categorização de conteúdo. Resultados: Da pesquisa resultou o estabelecimento das categorias ?envelhecimento?, considerando utilidade do idoso, aceitação, estilo de vida, limitação corporal e alterações da boca; a categoria ?aspecto psicossocial da boca na velhice com manducação?, que representa o movimento realizado pela boca que apreende, tritura, insaliva e deglute, erotismo e linguagem; e a categoria ?assistência odontológica?, subdividida em assistência mutiladora, necessidade de tratamento e cuidados preventivos. Conclusões: A dificuldade na mastigação e a perda da capacidade de saborear os alimentos são problemas apontados pelos idosos. A insatisfação estética está diretamente ligada à ausência de dentes e é determinante para desencadear sensações negativas na autoestima dos indivíduos, tendo repercussão nas relações sociais.