Your browser doesn't support javascript.

RIPSA

Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Sistematizando informação e construindo conhecimento para políticas de saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise do perfil sociossanitário de idosos: a importância do Programa de Saúde da Família / Analysis of the social and health profile of the elderly: the relevance of the Family Health Program

Pereira, Renata Junqueira; Cotta, Rôsângela Minardi Mitre; Franceschini, Sylvia do Carmo Castro; Ribeiro, Rita de Cássia Lanes; Tinoco, Adelson Luiz Araújo; Rosado, Lina Enriqueta Frandsen Paez de Lima; Campos, Maria Tereza Fialho de Souza.
Rev. méd. Minas Gerais; 20(1)jan.-mar. 2010. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde | ID: lil-545241
O objetivo do presente estudo foi analisar as características sociossanitárias dos idosos de Teixeiras-MG, tendo como referência a organização territorial, no contexto do Programa de Saúde da Família (PSF), visando a auxiliar a compreensão das demandas, necessidades e estruturação sociossanitária da população idosa. Foi realizado um estudo transversal, sendo aplicado um questionário especificamente criado para este estudo, que coletou informações sociossanitárias de 211 idosos residentes no município de Teixeiras. Quanto ao perfil sociossanitário, os resultados mostraram que a maioria dos idosos recebe apoio emocional familiar, possui vínculo conjugal, reside em moradia própria, é de baixa escolaridade e de baixa renda, pratica atividades físicas, é portadora de comorbidades, não fuma, não ingere bebidas alcoólicas, necessita de cuidados à saúde (consultas e medicamentos) e não possui plano de saúde privado. Nesse sentido, há que se pensar em como promover a saúde da população idosa, buscando-se prevenir os agravos à saúde, afastar as causas evitáveis de morbidades e mortalidade, proporcionando-lhe condições para um envelhecimento saudável e ativo.