Your browser doesn't support javascript.

RIPSA

Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Sistematizando informação e construindo conhecimento para políticas de saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Índice composto de carência social: uma proposta para o planejamento das ações de vigilância em saúde / Using a composite index of social deprivation in public health surveillance planning

Bonfim, Cristine; Ferreira, Daniela Karina da Silva; Vilela, Mirella Bezerra Rodrigues; Junior, Dinilson Pedroza; Medeiros, Zulma.
Rev. baiana saúde pública; 34(1)jan.-mar. 2010. graf, tab
Artigo em Português | LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde | ID: lil-580879
Este artigo tem por objetivo identificar áreas no município de Jaboatão dos Guararapes, estado de Pernambuco, com padrões homogêneos de condições de vida, a fim de caracterizar o método proposto como instrumento de planejamento das ações de vigilância em saúde. Trata-se de um estudo ecológico, no qual foi construído um índice composto de carência social formado por variáveis socioeconômicas do Censo Demográfico. Os 484 setores censitários do município foram definidos como unidades geográficas de análise. Foram reconhecidos quatro grupos homogêneos com base nas condições sociais, mostrando relevantes diferenças na concentração espacial da pobreza, com grupos e áreas prioritárias para intervenção. Em 45 porcento dos bairros, a maioria dos setores censitários situou-se nos estratos de alta e muito alta carência social. No estrato IV carência social muito alta), encontra-se a maior proporção (28porcento) dos domicílios do município onde se situam as piores condições de infra estrutura sanitária. O método utilizado permitiu a identificação e a agregação dos setores censitários, segundo a condição de vida da população, evidenciando as desigualdades entre os estratos. As áreas mais carentes devem receber maior atenção das autoridades públicas; tal identificação torna o método útil para efeito de planejamento das ações de vigilância em saúde.