Your browser doesn't support javascript.

RIPSA

Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Sistematizando informação e construindo conhecimento para políticas de saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Influência de fatores sociossanitários na qualidade de vida dos idosos de um município do Sudeste do Brasil / The influence of sociosanitary conditions on the quality of life of the elderly in a municipality in the Southeast of Brazil

Pereira, Renata Junqueira; Cotta, Rosângela Minardi Mitre; Franceschini, Sylvia do Carmo Castro; Ribeiro, Rita de Cássia Lanes; Sampaio, Rosana Ferreira; Priore, Silvia Eloiza; Cecon, Paulo Roberto.
Ciênc. saúde coletiva; 16(6): 2907-2917, jun. 2011. tab
Artigo em Português | LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde | ID: lil-591244
Este estudo teve como objetivo avaliar as condições sociossanitárias e o impacto das delas na qualidade de vida de idosos residentes no município de Teixeiras (MG), na região Sudeste do Brasil. Foram aplicados dois questionários: um criado especificamente para caracterizar a população quanto às características sociossanitárias, e o WHOQOL-bref para avaliar a qualidade de vida. A associação entre as características sociossanitárias e os escores de qualidade de vida foi analisada por meio de análises de regressão logística. Dentre as variáveis mais fortemente associadas aos escores de qualidade de vida destacaram-se: utilização de medicamentos, necessidade de cuidados médicos, ausência de cobertura por plano de saúde privado, presença de comorbidades, problemas do sono e aposentadoria. Os resultados do estudo apontam os fatores sociossanitários citados como fatores de risco para baixos escores de qualidade de vida no idoso, o que deve ser considerado ao se estabelecerem estratégias e políticas voltadas a esse grupo populacional.