Your browser doesn't support javascript.

RIPSA

Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Sistematizando informação e construindo conhecimento para políticas de saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mortes por homicídio em município da Região Nordeste do Brasil, 2004-2006 a partir de dados policiais / Deaths from homicide in a municipality in Brazil's Northeast, based on police data, from 2004 to 2006

Campos, Maria Elda Alves de Lacerda; Ferreira, Luiz Oscar Cardoso; Barros, Maria Dilma de Alencar; Silva, Hallmeberg Lucena.
Epidemiol. serv. saúde; 20(2): 151-159, abr.-jun. 2011. tab, graf
Artigo em Português | LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde | ID: lil-593445
Objetivo: o trabalho descreve as características e as circunstâncias dos eventos violentos que conduziram a homicídios ocorridos no Município de Petrolina, entre 2004 e 2006. Metodologia: estudo descritivo de corte transversal, com dados coletados nos boletins de ocorrência e inquéritos policiais. Resultados: no triênio foram registrados 406 homicídios; a ocorrência entre os homens foi 11,7 vezes maior do que nas mulheres; a faixa etária de 20 a 29 anos foi a mais atingida, em ambos os sexos; desses eventos, 72,2 por cento aconteceram na área urbana, 76,4 por cento desses em espaço público; a maior ocorrência foi nos sábados e domingos, em horário noturno; a arma de fogo causou a maior parte dessas mortes, nos dois sexos; o motivo fútil foi aquele que mais desencadeou as agressões entre os homens; e o passional, entre as mulheres. Conclusão: os resultados constatam a gravidade do problema e a necessidade de políticas integradas para seu enfrentamento.