Your browser doesn't support javascript.

RIPSA

Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Sistematizando informação e construindo conhecimento para políticas de saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acoplamento estrutural das instituições de longa permanência para idosos com sistemas societais do entorno / Acoplamiento estructural de los hogares para ancianos con los sistemas sociales de su entorno / The homes for the aged and its structural coupling with the surrounding social systems

Creutzberg, Marion; Gonçalves, Lucia Hisako Takase; Santos, Beatriz Lara dos; Santos, Silvana Sidney da Costa; Pelzer, Marlene Teda; Portella, Marilene Rodrigues; Scortegagna, Helenice de Moura; Rodrigues, Rosalina Aparecida Partezani; Marques, Sueli; Sales, Zenilda Nogueira; Souza, Andrea dos Santos; Alvarez, Angela Maria; Schier, Jordelina; Sena, Edite Lago da Silva; Meira, Edmeia Campos.
Rev. gaúch. enferm; 32(2): 219-225, jun. 2011.
Artigo em Português | LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde | ID: lil-596527
Estudo em seis Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), destinadas a idosos de baixa renda, em três regiões do país, com o objetivo de analisar como o sistema organizacional interno das ILPIs mantinha acoplamento estrutural com sistemas do entorno. Os dados foram coletados por observação e entrevista e a análise fundamentou-se nas concepções da Teoria Luhmanniana de Sistemas Sociais. Como resultado, as regras de pertencimento não promoviam propostas assistenciais que contemplassem o estímulo à vida autônoma e exercício da individualidade dos residentes. Os acoplamentos estruturais com o meio externo geravam ressonâncias negativas nas ILPIs, como ausência de vínculo com as ações programáticas do serviço público de atenção básica de saude, impossibilidade de manter equipe multiprofissional, de adequar totalmente a infraestrutura e de remover a distância dos familiares da rotina. Como ressonância positiva, havia a potecialização da equipe pela presença de estudantes e respectivos docentes.