Your browser doesn't support javascript.

RIPSA

Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Sistematizando informação e construindo conhecimento para políticas de saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Autopercepção de pessoas acometidas pela hanseníase sobre sua saúde bucal e necessidade de tratamento / Self-perception of people afflicted with leprosy regarding their oral health and the need for treatment

Almeida, Janaína Rocha de Sousa; Alencar, Carlos Henrique; Barbosa, Jaqueline Caracas; Dias, Aldo Angelim; Almeida, Maria Eneide Leitão de.
Ciênc. saúde coletiva; 18(3): 817-826, Mar. 2013. tab
Artigo em Português | LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde | ID: lil-669707
A hanseníase é uma doença infecciosa que produz impacto do ponto de vista físico, social e psicológico. O propósito deste estudo foi avaliar a autopercepção sobre saúde bucal e a necessidade de tratamento em pacientes com hanseníase no Município de Fortaleza (CE), Brasil. Trata-se de um estudo transversal e descritivo, onde 100 pacientes com hanseníase foram submetidos a questionário semiestruturado. Os resultados da análise bivariada entre necessidade de tratamento e características socioeconômicas mostrou que apenas a escolaridade apresentou associação estatística (p = 0,000). Verificou-se associação entre a classificação da saúde bucal e autopercepção da necessidade de tratamento (p = 0,05). Com relação à autopercepção em saúde bucal, 36% dos sujeitos pesquisados classificaram sua saúde bucal como boa. A autopercepção do paciente com hanseníase quanto a sua saúde bucal e necessidade de tratamento deve, juntamente com uma avaliação clínica, servir de guia para a execução de políticas públicas que visem a favorecer um tratamento odontológico mais efetivo para esses pacientes.