Your browser doesn't support javascript.

RIPSA

Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Sistematizando informação e construindo conhecimento para políticas de saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Seroprevalence of Hepatitis C and factors associated with this in crack users / Soroprevalência da Hepatite C e fatores associados em usuários de crack / Seroprevalencia de la Hepatitis C y factores asociados en usuarios de crack

Sa, Lais Carvalho de; Araujo, Telma Maria Evangelista de; Griep, Rosane Harter; Campelo, Viriato; Monteiro, Claudete Ferreira de Souza.
Rev. latinoam. enferm; 21(6): 1195-1202, Nov-Dec/2013. tab
Artigo em Inglês | LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde | ID: lil-697359
OBJETIVO: investigar a soroprevalência da Hepatite C em usuários de crack do Estado do Piauí. MÉTODO: trata-se de um inquérito soroepidemiológico, desenvolvido nos Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas do Piauí, nos meses de dezembro de 2011 a maio de 2012. Aplicou-se formulário e coletou-se amostra sanguínea para pesquisa sorológica. Utilizou-se o teste exato de Fisher e de Mann-Whitney com nível de significância p<0,05. RESULTADOS: a prevalência do Anti-HCV foi de 05 (1,4%) e 04 (1,1%) para o RNA-HCV. Houve associação estatisticamente significativa entre Hepatite C (marcador sorológico RNA-HCV) e idade, residentes no domicílio, tempo de uso do crack, interrupção do uso do crack e hábito de compartilhar os cachimbos. CONCLUSÃO: os achados reforçam a necessidade de implementação de políticas de saúde voltadas para os usuários de crack, devido ao acelerado processo de deterioração física e psíquica à qual estão sujeitos. .