Your browser doesn't support javascript.

RIPSA

Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Sistematizando informação e construindo conhecimento para políticas de saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil de utilização dos serviços de saúde pelos idosos cadastrados no programa municipal da terceira idade, Viçosa - MG / Profile of health services use by seniors registered on a third-age municipal program, Viçosa, Minas Gerais, Brazil

Souza, Jacqueline Danesio de; Cotta, Rosângela Minardi Mitre; Oliveira, Julicristie Machado de; Tinôco, Adelson Luiz Araújo.
Rev. méd. Minas Gerais; 22(4)dez. 2012.
Artigo em Português | LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde | ID: lil-698424
Este estudo teve como objetivo descrever o perfil de utilização dos serviços de saúde pelos idosos cadastrados no Programa Municipal de Terceira Idade (PMTI), da cidade de Viçosa ? MG. Trata-se de estudo observacional, transversal, com amostragem não probabilística. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas. Paraverificação das variáveis utilizou-se teste de normalidade com nível de significância de p igual a 0,05. Os resultados demonstraram que 60,0% dos idosos realizavam atividade física mais de duas vezes na semana, 76,19% eram hipertensos, 15,24% diabéticos e 50,48% relataram possuir dislipidemia. O perfil de utilização dos serviços de saúde talvezpossa ser atribuído à situação socioeconômica do idoso e/ou da sua família, sendo estabelecidas relações estatísticas positivas de que quanto mais alta a renda, maior a utilização dos serviços privados. Tal fato deve ser considerado na oferta de condições para prevenção de agravos e promoção de envelhecimento saudável.