Your browser doesn't support javascript.

RIPSA

Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Sistematizando informação e construindo conhecimento para políticas de saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acoes ecossistemicas e gerontotecnologicas no cuidado de enfermagem complexo ao idoso estomizado / Ecosystemic and gerontotechnological actions in complex nursing care to the elderly with ostomy / Acciones ecosistemicas y gerontotecnologicas en el cuidado complejo de enfermeria al anciano estomizado

Barros, Edaiane Joana Lima; Santos, Silvana Sidney Costa; Gomes, Giovana Calcagno; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Pelzer, Marlene Teda; Gauterio, Daiane Porto.
Rev. bras. enferm; 67(1): 91-96, Jan-Feb/2014. graf
Artigo em Português | LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde | ID: lil-704706
Objetivou-se identificar as ações ecossistêmicas e gerontotecnológicas a serem realizadas para a um cuidado de enfermagem complexo ao idoso estomizado. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva do tipo Estudo de Caso. Os dados foram coletados por entrevistas, os idosos foram classificados quanto à Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, realizado exame físico e observação sistemática. Participaram dez idosos de um Serviço de Estomaterapia do Sul do Brasil, de junho a agosto de 2012. Desenvolveu-se um modelo teórico e os dados foram comparados com o protocolo do estudo. Como ações ecossistêmicas identificaram-se a construção de um ambiente terapêutico, a garantia de acesso físico / adaptações ambientais e, como ações gerontotecnológicas, o processo educativo em saúde, o encaminhamento ao grupo de apoio e o fornecimento de materiais e equipamentos necessários ao autocuidado. O cuidado de enfermagem é fundamental para o idoso estomizado enfrentar suas limitações, desmistificando sua deficiência/incapacidade/saúde.