Your browser doesn't support javascript.

RIPSA

Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Sistematizando informação e construindo conhecimento para políticas de saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O trabalho voluntário na pastoral da criança na terceira idade: repercussões pessoais / Trabajo voluntario en la pastoral da criança en la tercera edad: impacto personal / Voluntary work in pastoral da criança at the third age: a personal impact

Labegalini, Célia Maria Gomes; Uema, Roberta Tognollo Borotta; Carreira, Ligia; Higarashi, Ieda Harumi; Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online); 7(3): 2726-2737, jul.-set. 2015.
Artigo em Inglês, Português | LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde | ID: lil-762246
Objetivo: analisar as repercussões pessoais do trabalho voluntário de idosos na Pastoral da Criança.Método: estudo descritivo exploratório, com abordagem qualitativa. Foram entrevistadas 12 idosas, no período de maio a julho de 2014, com auxílio de roteiro semiestruturado. Os relatos foram transcritos e procedeu-se à análise temática de conteúdo. Resultados: após análise formaram-se as seguintes categorias temáticas: A Pastoral da Criança é um ambiente de aprendizado para voluntárias e famílias atendidas; As voluntárias possuem sentimentos de satisfação pessoal e social; A Pastoral da Criança permite e estimula o convívio social; O trabalho voluntário ressignifica a vida e transforma o processo de envelhecimento. Conclusões: o trabalho na Pastoral da Criança é percebido pelos idosos como muito importante, pois promove um ambiente de convívio social entre todas as faixas etárias. A enfermagem, em especial a que atua na atenção básica, deve estar atenta e aberta aos benefícios do voluntariado à terceira idade.