Your browser doesn't support javascript.

RIPSA

Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Sistematizando informação e construindo conhecimento para políticas de saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Projeto de intervenção comunitária "Em Comum-Idade": contribuições para a promoção da saúde entre idosos de Viçosa, MG, Brasil / The "Em Comum-Idade": community intervention project: contributions to the promotion of health among the elderly of Viçosa in the State of Minas Gerais, Brazil

Almeida, Luciene Fátima Fernandes; Freitas, Edilaine Lopes de; Salgado, Sara Maria Lopes; Gomes, Ivani Soleira; Franceschini, Sylvia do Carmo Castro; Ribeiro, Andréia Queiroz.
Ciênc. saúde coletiva; 20(12): 3763-3774, Dez. 2015. tab
Artigo em Português | LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde | ID: lil-770610
Resumo Ações de promoção da saúde na terceira idade são de extrema relevância para a prevenção de doenças e agravos decorrentes do processo de envelhecimento. Nesse contexto, surgiu o projeto de intervenção comunitária “Em Comum-Idade”. O objetivo deste artigo foi avaliar o impacto das ações deste projeto nas medidas antropométricas e na aptidão física funcional dos participantes, ao final da participação nas intervenções. As variáveis analisadas foram: Índice de Massa Corporal, Perímetro da Cintura, Relação Cintura/Quadril, Relação Cintura/Estatura, força de membros inferiores, flexibilidade de membros inferiores e superiores e agilidade e equilíbrio dinâmico. A amostra foi composta por 82 participantes. A maioria era do sexo feminino, não tinha o primeiro grau completo e frequentou menos de 50% das atividades. Não houve mudanças significantes para os valores de medidas antropométricas entre as avaliações inicial e final dos participantes. Foi encontrada melhora significante para os valores de testes de aptidão física funcional entre aqueles que mais participaram das ações do projeto. Ressalta-se a importância de se manter ações de promoção da saúde por longos períodos de tempo a fim de se obter resultados que impactem positivamente as condições de saúde e a qualidade de vida de idosos.