Your browser doesn't support javascript.

RIPSA

Rede Interagencial de Informações para a Saúde

Sistematizando informação e construindo conhecimento para políticas de saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Doença de alzheimer na pessoa idosa/família: dificuldades vivenciadas e estratégias de cuidado / Alzheimer's disease in elderly/family: difficulties experienced and care strategies / Enfermedad de alzheimer en ancianos/familia: dificultades experimentadas y estrategias de atención

Ilha, Silomar; Backes, Dirce Stein; Santos, Silvana Sidney Costa; Gautério-Abreu, Daiane Porto; Silva, Bárbara Tarouco da; Pelzer, Marlene Teda.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm; 20(1): 138-146, jan.-mar. 2016. tab
Artigo em Inglês | LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde | ID: lil-775712
Objetivo: Conhecer as dificuldades vivenciadas pelos familiares cuidadores de pessoas idosas com doença de Alzheimer e desenvolver estratégias que venham de encontro às dificuldades vivenciadas no processo de cuidado às pessoas idosas. Métodos: Pesquisa exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa, realizada com seis familiares cuidadores de pessoas idosas com a doença de Alzheimer, participantes de um grupo de apoio de uma cidade do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados entre julho e agosto de 2013, por meio da técnica de Grupo Focal e foram submetidos à Análise Focal Estratégica. Resultados: Emergiram oito categorias relacionadas à saúde física, mental e social dos envolvidos e para as quais foram delineadas estratégias de cuidado à pessoa idosa/família. Conclusão: Os familiares cuidadores vivenciam dificuldades de ordem física, mental e social que podem, no entanto, ser minimizadas por meio da construção e socialização de estratégias coletivas e participativas de cuidado em saúde.