Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Transformações físicas e psíquicas: um olhar do adolescente / Physical and psychological changes: an adolescent view / Transformaciones físicas y psíquicas: una mirada del adolescente

Filipini, Cibelle Barcelos; Prado, Bárbara de Oliveira; Felipe, Adriana Olímpia Barbosa; Terra, Fábio de Souza.
Adolesc. Saúde (Online) ; 10(1): 22-29, jan.-mar. 2013. tab
Artigo em Português | Adolecbr | ID: abr-296

OBJETIVO:

Avaliar o conhecimento dos adolescentes acerca das modificações físicas e psíquicas que ocorrem neste período.

MÉTODOS:

Estudo descritivo, de abordagem quantitativa, desenvolvido em uma instituição pública de ensino, de um município do Sul de Minas Gerais, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFENAS sob o Parecer n. 113/2011. A amostra constituiu-se de 100 adolescentes com idade entre 12 e 14 anos. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário, com questões estruturadas e semiestruturadas. Os dados coletados foram analisados em programa apropriado e expressos em valores percentuais.

RESULTADOS:

Evidenciou-se uma prevalência do sexo feminino (53%) em detrimento ao sexo masculino (47%). Destaca-se que as meninas têm maior conhecimento acerca das modificações que ocorrem tanto com o sexo feminino (40%) quanto com o sexo masculino (15%) durante a puberdade e que, dentre as principais alterações psíquicas ocorridas, a presença de sentimentos ora de tristeza ora de alegria foi mencionada pela maioria dos participantes (82%). Observou-se entre as mulheres que a menstruação foi o fenômeno que lhes trouxe mais perturbação (34%). O profissional médico foi citado como o mais adequado para orientar sobre o assunto em questão (37%). Contudo pode-se enfatizar que 18% dos adolescentes nomearam os enfermeiros como referencial de informação.

CONCLUSÃO:

O nível de conhecimento dos adolescentes sobre as transformações físicas e psíquicas que ocorrem neste período apresentou-se deficiente e a figura do enfermeiro foi citada por uma pequena parcela de sujeitos como uma das principais fontes de orientação(AU)
Biblioteca responsável: BR1178.1
Localização: BR1178.1
Selo DaSilva