Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O caminhar para a concepção de um modelo de cuidado ao cliente HIV positivo / Moving towards the conception of a caring model for HIV-positive patients

Leite, Joséte Luzia; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Carvalho, Simone Mendes; Pezzi, Maria da Conceição Samu; Dantas, Claudia de Carvalho.
Artigo em Português | ARCA | ID: arc-10801
O presente estudo é de caráter descritivo e conceptivo e foi desenvolvido a partir das pesquisas produzidas na linha de pesquisa Modelos assistenciais, paradigma e saber/fazer em Enfermagem. Teve como objetivo descrever os resultados das pesquisas desenvolvidasnessa linha de pesquisa, bem como alinhavar a concepção de um modelo de cuidado ao cliente HIV positivo a partir dos conhecimentos já evidenciados. As pesquisas foram realizadas entre 1992 e 2005, totalizando seis, todas apoiadas pelo CNPq. Após a leitura atentiva dos relatórios finais de cada pesquisa e das produções científicas delas emanadas, procedeu-se à análise dos dados, agrupando-se os conteúdos resultantes relativos à prática do cuidado ao HIV positivocom vistas à concepção de um modelo. Essas pesquisas indicam premissas voltadas para a necessidade de conhecer a realidade do ser humano HIV positivo, sua complexidade, integralidade e necessidades, para promover-lhe melhor qualidade de vida e de saúde, numa atuação interdisciplinar.
Selo DaSilva