Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Alimentação saudável na mídia de massa e promoção da saúde: percepções sociais de agentes comunitários / Healthy eating in the mass media and health promotion: social perceptions of community agents

Barros, Ione Silva; Oliveira-Costa, Mariella Silva de; Oliveira, Roberto Carlos de; Rehem, Tania Cristina Morais Santa Barbara; Sousa, Maria Fátima de; Mendonça, Ana Valéria Machado.
Artigo em Português | ARCA | ID: arc-38693

Introdução:

A comunicação está presente nas diversas atividades e na prática da vida social da humanidade.

Objetivo:

Identificar a percepção do agente comunitário de saúde (ACS) sobre a alimentação saudável e o impacto da imprensa no seu trabalho.

Métodos:

Pesquisa qualitativa com oficinas em três unidades de saúde, selecionadas intencionalmente nas regiões de Paciência, Ilha do Governador e Taquara (Rio de Janeiro/RJ) e análise temática.

Resultados:

A amostra contou com 37 agentes comunitários de saúde, cujas falas foram analisadas e agrupadas em quatro temas principais "condições socioeconômica e acesso à alimentação saudável", "mídia de massa e alimentação saudável", "alimentação" "atuação do agente comunitário no município do Rio de Janeiro". Segundo esses trabalhadores do Sistema Único de Saúde, a imprensa não promove saúde e se apresenta como um desafio para a realização de suas atividades. A televisão foi apontada como principal meio de acesso à informação e o acesso à alimentação saudável está ligado às condições econômicas das famílias.

Conclusão:

Para os agentes comunitários de saúde, os meios de comunicação de massa não são promotores da alimentação saudável, e parte de seu trabalho está mais relacionado à prevenção de doenças do que à promoção da saúde.
Selo DaSilva