Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Surtos de diarreia na região Nordeste do Brasil em 2013, segundo a mídia e sistemas de informação de saúde: vigilância de situações climáticas de risco e emergências em saúde

Rufino, Renata; Carrijo, Renata de Saldanha da Gama Gracie; Sena, Aderita; Freitas, Carlos Machado de; Barcellos, Christovam de Castro.
Artigo em Português | ARCA | ID: arc-38774
Este trabalho tem como objetivo analisar as informações sobre surtos de diarreia no Nordeste do Brasil ocorridos no ano de 2013, veiculadas pela mídia eletrônica e pelos dados obtidos por sistemas de informação de saúde. Foram identificadas 33 notícias com cunho informativo sobre os surtos, algumas contendo menções sobre as causas e os fatores agravantes dos surtos de diarreia. A análise da distribuição espacial e temporal de notícias, internações e óbitos revelou que mais de 100 mil pessoas foram acometidas e, de acordo com as notícias analisadas, os estados mais atingidos foram Alagoas e Pernambuco, com maior extensão nos meses de maio a julho. O uso de fontes alternativas de água, como cacimbas, poços, caminhões-pipa e reservatórios domésticos foram apontados como as causas mais imediatas destes surtos. No entanto, outros fatores subjacentes como a precariedade estrutural dos sistemas de abastecimento de água na região do semiárido, as condições excepcionais de seca, considerada a pior dos últimos 60 anos, bem como a capacidade do setor saúde para atender um grande volume de casos, devem ser considerados para recuperar o contexto em que estes surtos são produzidos.

Assuntos

Diarreia Notícias
Selo DaSilva