Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Índices notícia-morbidade e notíciamorte: relação entre o perfil de morbimortalidade da população e a divulgação midiática no Estado do Espírito Santo, Brasil, 2011-2012 / Morbidity news and deathnews Indices: relationship between the morbidity and mortality profile of the population and information in the media in Espírito Santo State, Brazil, 2011-2012

Garcia, Átala Lotti; França, Flávia Aparecida Azevedo de; Santos, Tainara Oliveira dos; Cavaca, Aline Guio; Emerich, Tatiana Breder; Santos-Neto, Edson Theodoro dos.
Artigo em Português | ARCA | ID: arc-40340

Introdução:

A divulgação midiática de temas de saúde é importante para pautar os assuntos no dia a dia da população, porém pode haver discordâncias entre o que é frequentemente divulgado e as necessidades em saúde dos indivíduos.

Objetivo:

Verificar a relação entre o perfil de morbimortalidade da população e a divulgação midiática no estado do Espírito Santo nos anos de 2011 e 2012, por meio da proposta de desenvolvimento dos índices "notícia-morbidade" e "notícia-morte".

Métodos:

Foi realizado um estudo transversal quantitativo, com coleta de dados das notícias sobre saúde em jornais capixabas e dos sistemas de informação de saúde das principais doenças que caracterizam o perfil epidemiológico do Espírito Santo, a fim de obter o percentual de divulgação midiática para cada uma das patologias elencadas pelos jornais. Foram hierarquizados por critérios de notificação, morbidade e mortalidade aquelas doenças coincidentes nas políticas selecionadas. O índice foi calculado pelo número encontrado na mídia pelo número de acometimentos de determinada doença possibilitando estabelecer uma matriz comparativa.

Resultados:

O HIV, diabetes e dengue se destacaram midiaticamente com altos índices notíciamorbidade. Em relação ao índice notícia-morte, as neoplasias malignas se evidenciam, seguidas de hepatite, AVC, hipertensão, infarto, asma, pneumonia, Alzheimer e doenças gerais do aparelho circulatório.

Conclusão:

A proposta de construção dos índices que correlacionem notícias e morbimortalidade demonstra incoerências entre a midiatização e as demandas em saúde de determinada população, contribuindo para a elucidação de doenças que carecem de um maior enfoque midiático para se tornarem objeto de discussão política, econômica e social
Selo DaSilva