Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Homens e masculinidades e o novo coronavírus: compartilhando questões de gênero na primeira fase da pandemia / Men and masculinities and the new coronavirus: sharing gender issues in the first phase of the pandemic

Dantas, Benedito Medrado; Fonseca, Jorge Luiz Cardoso Lyra da; Nascimento, Marcos; Beiras, Adriano; Corrêa, Áurea Christina de; Alvarenga, Eric Campos; Lima, Maria Lucia Chaves.
Artigo em Português | ARCA | ID: arc-45073
Este artigo opinião apresenta reflexões sobre masculinidades e construções de gênero ­ a partir do fenômeno global da pandemia do novo coronavírus ­,produzidas por pesquisadores/as que integram a equipe nacional de uma pesquisa sobre política de atenção integral aos homens na saúde, no Brasil. A partir de leituras baseadas em gênero, o artigo argumenta que é preciso atentarmos que a socialização masculina cisheteronormativa se orienta a partir de três eixos 1) a abjeção às práticas de cuidado de si e dos outros; 2) a rejeição às práticas preventivas em saúde, dada uma distorcida matriz de percepção de risco (e certo sentimento de "invulnerabilidade"); 3) a dinâmica doméstica marcada por posições de comando, ordenamento e honra. Essas dimensões da vida cotidiana foram profundamente provocadas nesta primeira fase da epidemia, em que o confinamento se tornou a alterativa mais recomendável. Esses eixos se configuram como repertórios recorrentes (embora não recentes) que reificam o modelo central de uma ordem masculina que precisa se tornar objeto de reflexão, na medida em que colocam em risco à saúde de homens e mulheres e mais amplamente dos pactos civilizatórios e da ordem social.
Selo DaSilva