Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise acústica da voz: comparação entre dois tipos de microfones / Acoustic voice analysis: comparison between two types of microphones

Krik, Vanessa Mara; Ribeiro, Vanessa Veis; Siqueira, Larissa Thais Donalonso; Rosa, Marcelo de Oliveira; Leite, Ana Paula Dassie.
Audiol., Commun. res ; 24: e2113, 2019. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1001369
RESUMO Objetivo Comparar os valores das medidas acústicas da voz, extraídas de gravações vocais realizadas com dois tipos de microfones. Métodos Participaram da pesquisa 103 pessoas do sexo feminino, com idades entre 18 e 54 anos. Foram coletadas amostras da vogal sustentada /e/, captadas por dois microfones, simultaneamente Shure SM58 e Karsect HT-9. Foi realizada a análise acústica das vozes, com a extração de valores de frequência fundamental (F0), variação da frequência (Jitter) e variação de amplitude dos segmentos fundamentais da voz (Shimmer) e proporção Glottal to Noise Excitation (GNE). Resultados Houve diferenças entre os microfones apenas na medida de Shimmer, com predomínio de valores mais altos captados pelo Karsect HT-9. Porém, os resultados de ambos os microfones estiveram dentro dos padrões de normalidade do software utilizado. Conclusão Os resultados da análise acústica extraídos a partir da gravação de voz realizada com os microfones Shure SM58 e Karsect HT-9 foram semelhantes, concluindo-se que ambos os microfones podem ser utilizados para gravação do sinal sonoro na análise acústica.
Biblioteca responsável: BR663.1
Selo DaSilva