Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perception of health/illness associated with gender roles displaced women located in Medellín, Colombia, 2013-2014 / Percepción de la salud/enfermedad, relacionadas con los roles de género en mujeres desplazadas, residentes en Medellín, Colombia, 2013-2014 / Percepção de saúde/adoecimento associada a papéis de gêneros em mulheres em situação de deslocamento situadas em Medellín, Colômbia, 2013-2014

Posada-Zapata, Isabel Cristina; Orozco-Giraldo, Isabel Cristina; Mendoza-Rios, Abraham; Restrepo-Correa, Carolina; Cano-Bedoya, Sara María.
Cad. Saúde Pública (Online) ; 35(4): e00088618, 2019.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1001651
O objetivo deste estudo foi descrever as experiências de mulheres em situação de deslocamento em Medellín, Colômbia, e como essa circunstância impacta seus papéis e percepções de saúde/adoecimento. Um estudo qualitativo foi realizado com base no interacionismo simbólico. Ferramentas da metodologia da teoria fundamentada foram usadas. A população era composta por mulheres adultas que estavam em situação de deslocamento há pelo menos 1 ano e que vivem em 3 assentamentos na cidade de Medellín. As ferramentas para a coleta de dados foram 15 entrevistas semi-estruturadas, 6 grupos focais e 6 entrevistas em profundidade. Codificação, categorização, interpretação e, finalmente, teorização foram usadas na análise. As experiências de deslocamento transformam as mulheres em pessoas com altos graus de vulnerabilidade e marginalização social. Mulheres que sofreram deslocamento enfrentam múltiplos obstáculos, perdas e transformações, levando a um declínio da saúde física e mental.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva