Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O parto na TV: um olhar sob a perspectiva de Ivan Illich / Childbirth on TV: an outlook from the perspective of Ivan Illich / El parto en la TV: una mirada bajo la perspectiva de Ivan Illich

Odashima, Maiumy Huelida Gomes; Cavaca, Aline Guio; Oliveira, Adauto Emmerich; Silva, Thalita Mascarelo da; Santos Neto, Edson Theodoro dos.
Interface (Botucatu, Online) ; 23: e180171, 2019. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1002333
Este estudo visa compreender de quais maneiras as informações sobre o parto são veiculadas pela mídia televisiva, a partir de um programa de jornalismo utilitário sobre saúde. Realizou-se uma pesquisa exploratória documental, com abordagem qualitativa a partir de todos os vídeos relacionados ao parto veiculados no programa "Bem Estar" da Rede Globo, no período de fevereiro de 2011 a dezembro de 2016. O corpus foi composto por 95 vídeos que originaram cinco categorias analíticas o parto como mercadoria; a normalização da cesárea como modo de nascer; o efeito contraprodutivo das cesáreas; a alienação da dor, e em busca da autonomia. A discussão foi embasada nas ideias do autor Ivan Illich sobre a superprodução heterônoma da instituição médica. O estudo do parto em um espaço de jornalismo utilitário revelou sua potência como dispositivo educador relevante para a Saúde Pública.
Biblioteca responsável: BR33.1
Selo DaSilva