Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil e motivos de negativas de familiares para doação de órgãos e tecidos para transplante / Perfil y motivos de las negativas de los familiares para donación de órganos y tejidos para trasplante / Profile and reasons for denying the donation of organs and tissues for transplants by familiars

Aranda, Renata Souza; Zillmer, Juliana Graciela Vestena; Gonçalves, Kamila Dias; Porto, Adrize Rutz; Soares, Eduarda Rosado; Geppert, Aline Kohler.
Rev. baiana enferm ; 32: e27560, 2018. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1003307
Objetivo descrever o perfil de familiares e de potenciais doadores e os motivos de negativas para doação de órgãos e tecidos para transplantes. Método estudo quantitativo, transversal, com coleta de dados por meio do formulário de entrevista familiar, realizado de 2008 a 2014, no Sul do Brasil. Resultados o potencial doador predominantemente era do sexo masculino, entre 41 e 60 anos, casado, doador de córneas, e o familiar, de primeiro grau. Houve negativa familiar para doação de órgãos em 74,9% do total de 630 prontuários. Entre as 472 negativas 20,8% por desconhecimento da vontade do potencial doador, 17,6% pela convicção prévia de não ser um doador e 13,8% por desacordo familiar. Conclusão a descrição do perfil de familiares e de potenciais doadores e a identificação dos principais motivos da não doação podem contribuir para o planejamento e desenvolvimento de intervenções que estimulem a doação de tecidos e órgãos.
Biblioteca responsável: BR342.1
Selo DaSilva