Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Quality indicators: tools for the management of best practices in Health / Indicadores de calidad: herramientas para la gestión de buenas prácticas en salud / Indicadores de qualidade: ferramentas para o gerenciamento de boas práticas em saúde

Báo, Ana Cristina Pretto; Amestoy, Simone Coelho; Moura, Gisela Maria Schebella Souto de; Trindade, Letícia de Lima.
Rev. bras. enferm ; 72(2): 360-366, Mar.-Apr. 2019.
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1003469
RESUMO

Objetivo:

Analisar como os enfermeiros reconhecem e utilizam os indicadores de qualidade, com vistas a contribuir para o gerenciamento de boas práticas em saúde.

Método:

Estudo de caso com abordagem qualitativa, realizado com doze enfermeiras de um hospital no Sul do Brasil no período de março a maio de 2016. Para a coleta dos dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e grupo focal. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo na modalidade temática.

Resultados:

Os dados mostraram que os indicadores de qualidade são reconhecidos como ferramenta de mensuração do resultado assistencial, promovem a melhoria contínua da assistência, auxiliam na tomada de decisão clínica e estão presentes nas discussões com a equipe de enfermagem, assim como contribuem com o gerenciamento de boas práticas em saúde. Considerações Finais Os indicadores de qualidade podem subsidiar melhorias nos serviços de saúde e no trabalho da enfermagem e fortalecer as políticas de saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva