Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Primary healthcare management: what is discussed in the literature / Gestión en salud en la atención primaria: qué es tratado en la literatura / Gestão em saúde na atenção primária: o que é tratado na literatura

Pires, Denise Elvira Pires de; Vandresen, Lara; Machado, Francele; Machado, Rosani Ramos; Amadigi, Felipa Rafaela.
Texto & contexto enferm ; 28: e20160426, 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1004800
RESUMO

Objetivo:

identificar o que abordam os estudos publicados na literatura nacional e internacional, nos últimos dez anos, sobre gestão na Atenção Primária à Saúde.

Método:

revisão integrativa com busca realizada no período de 2006 a 2016, nas bases de dados SciELO®, LILACS®, Scopus®, PubMed® e CINAHL®, nos idiomas português, inglês e espanhol. Seguiram-se as etapas elaboração da pergunta de pesquisa, definição dos critérios de inclusão e exclusão, identificação e seleção dos estudos, e síntese dos assuntos encontrados nos estudos. Para organização e análise de dados utilizou-se recursos do software Atlas.ti®.

Resultados:

o corpus da pesquisa totalizou 90 estudos, predominando os oriundos do LILACS® e realizados no Brasil. Os temas tratados nas publicações foram política de saúde e gestão na Atenção Primária à Saúde, gestão de recursos materiais, gestão de pessoas, gestão financeira, gestão da qualidade, planejamento, caracterização dos gestores, papel/atividades da gestão, desafios/dificuldades na gestão, potencialidades/facilidades na gestão. Predominaram estudos que trataram da gestão na Atenção Primária Saúde no contexto das reflexões sobre política de saúde e os que tratam dos desafios/dificuldades enfrentadas na gestão na Atenção Primária à Saúde. Esses achados sinalizam que o modelo de atenção na Atenção Primária à Saúde é complexo e desafiador, tanto para formuladores de políticas quanto para quem realiza a gestão.

Conclusão:

o número de estudos sobre gestão na Atenção Primária à Saúde tem sido significativo na literatura atual e a predominância dos temas políticas de saúde e dificuldades para a realização da gestão reforçam o reconhecimento da centralidade da mesma para a efetividade da Atenção Primária à Saúde.
Biblioteca responsável: BR17.1
Selo DaSilva