Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Implicações do uso de som e imagem na avaliação de debriefing / Implications of the use of sound and image in the evaluation of debriefing / Implicaciones del uso de imagen y sonido en la evaluación del debriefing

Mazzo, Alessandra; Franzon, Juliana Constantino; Meska, Mateus Henrique Gonçalves; Machado, Giovanna Cristina Conti; Coutinho, Verónica Rita Dias; Pereira Júnior, Gerson Alves.
REME rev. min. enferm ; 23: e-1159, jan.2019.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1005012

OBJETIVO:

identificar a implicação da aplicação de recursos de som e imagem na avaliação de debriefing.

MÉTODO:

estudo quantitativo e experimental que inclui estudantes de graduação em Enfermagem com 18 anos ou mais, alocados de forma randomizada por grupo-intervenção (participação em debriefing com o uso de som e imagem) ou grupo-controle (participação em debriefing sem o uso de som e imagem), realizado em uma escola de Enfermagem do interior de São Paulo durante um workshop simulado, onde os alunos participaram de um cenário simulado de alta fidelidade. Para a coleta de dados foi utilizado o instrumento de caracterização sociodemográfica, a Escala de Experiência de Debriefing e a Avaliação de Debriefing associada à Simulação. Para análise dos dados foi utilizada estatística exploratória, com análise de frequência, porcentagem, teste de confiabilidade, análise amostral e teste de comparação de médias.

RESULTADOS:

participaram deste estudo 100 estudantes de graduação em Enfermagem. Apuraram-se valores elevados para a avaliação de debriefing e ressaltou-se a importância do papel do facilitador. No entanto, não se observaram resultados significativos para a avaliação de debriefing ao adicionar uma revisão de vídeo.

CONCLUSÃO:

estes resultados destacam a importância da reflexão durante a educação com base na simulação clínica e sugerem que a educação eficiente com simulação pode ser alcançada no debriefing mesmo quando a tecnologia de vídeo não está disponível.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2
Selo DaSilva