Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acolhimento na Perspectiva do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica / Reception from the Perspective of the Program for Improving Access and Quality of Primary Care

Clementino, Francisco de Sales; Santos, Libna Nobre do Nascimento; Gomes, Luciano Bezerra; Marcolino, Emanuella de Castro; Pessoa Júnior, João Mário; Chaves, Ana Elisa Pereira.
Rev. bras. ciênc. saúde ; 21(4): 323-332, 2017. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1006990

Objetivo:

Objetivou-se analisar a estratégia do acolhimento na Atenção Básica no município de Campina Grande, Paraíba, a partir da avaliação externa do primeiro ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Material e

Métodos:

Trata-se de estudo descritivo, exploratório, quantitativo, realizado entre maio e outubro de 2012. O grupo amostral foi composto por profissionais de saúde de nível superior, vinculados a 92 equipes de Saúde da Família, sendo um profissional de cada equipe. Utilizou-se para coleta de dados um formulário, denominado de Módulo II, preenchido pelo pesquisador. Os dados obtidos foram duplamente digitados e submetidos à análise estatística descritiva no SPSS 17.0.

Resultados:

A partir dos dados encontrados, constatou-se que 51,7% das Unidades Básicas de Saúde afirmaram realizar o acolhimento, e 46,1% das equipes de Saúde da Família relataram executar o acolhimento durante os cinco dias da semana. No entanto, somente 13,5% das equipes de Saúde da Família referiram a existência de protocolos com definição de diretrizes terapêuticas para acolhimento à demanda espontânea/urgência. 48,3% das equipes de Saúde da Família declararam realizar avaliação de risco e vulnerabilidade no acolhimento dos usuários, porém apenas 22,5% dos profissionais relataram terem sido capacitados para desempenharem essa ação.

Conclusão:

Conclui-se que a estratégia do acolhimento vem acontecendo no município em estudo de forma pontual, apoiada ainda na perspectiva médico/hegemônica.(AU)
Biblioteca responsável: BR8.1
Localização: BR8.1; v.21, n.4
Selo DaSilva