Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aquisição de habilidades para obtenção de dados subjetivos e manejo de emoções do paciente / Acquisition of skills to collect subjective data and manage patients' emotions / Adquisición de habilidades para la obtención de datos y manejo de emociones del paciente

Ribeiro, Vanessa Santos; Morais, Sheila Coelho Ramalho Vasconcelos; Zamarioli, Cristina Mara; Guilherme, Caroline; Kusumota, Luciana; Carvalho, Emilia Campos.
REME rev. min. enferm ; 23: e-1196, jan.2019.
Artigo em Inglês, Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1008536

Objetivo:

analisar a contribuição da metodologia da problematização na aprendizagem de habilidades comunicativas de estudantes de enfermagem para obtenção de dados subjetivos e manejo de emoções do paciente.

Métodos:

estudo descritivo, com o desenvolvimento da metodologia da problematização usando o arco de Maguerez. Um vídeo foi usado como disparador da problematização, posteriormente foram identificados os pontos-chave e, após a teorização, na hipótese de solução, os alunos responderam às questões formuladas inicialmente. A aplicação à realidade deu-se por simulação em grupos com cinco participantes; aos estudantes foram atribuídos papéis de enfermeiro, paciente, acompanhante e observador. Os estudantes que representaram enfermeiros avaliaram as queixas e intervieram no manejo de emoções dos que representaram os pacientes. Os observadores identificaram as técnicas comunicativas presentes na interação. Todos participaram do debriefing.

Resultados:

participaram do estudo 88 estudantes de graduação em Enfermagem de uma instituição pública. Na identificação dos pontos-chave, os estudantes destacaram 54 questões referentes aos aspectos da comunicação enfermeiro-paciente. Ao longo do desenvolvimento do arco foi possível identificar, nas falas dos participantes, os elementos condução da entrevista, obtenção de dados das queixas por meio da técnica OPQRST; manejo de emoções usando as técnicas comunicacionais NURSE, Ask-Tell-Ask, Tell Me More e comunicação terapêutica; além de outros tópicos identificados pelos estudantes.

Conclusão:

os dados revelaram que nas condições deste estudo o arco de Maguerez foi um método eficaz para o ensino do conteúdo proposto.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2
Selo DaSilva