Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Determinantes sociais de pacientes com neoplasia peniana / Social determinants of patients with penile neoplasia

Conceição, Vander Monteiro da; Ramos, Alexandre Inácio; Araújo, Jeferson Santos; Oliveira, Rafaela Azevedo Abrantes de; Bitencourt, Julia Valéria de Oliveira Vargas; Sinski, Kassiano Carlos; Zago, Márcia Maria Fontão.
Rev. enferm. UFPE on line ; 13(2): 338-345, fev. 2019. ilus, tab, graf
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1009983

Objetivo:

descrever os determinantes sociais dos pacientes diagnosticados com câncer de pênis atendidos em um hospital universitário.

Método:

trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e retrospectivo, em que se procedeu à busca pelas características dos adoecidos atendidos entre os anos de 1982 e 2013. Analisaram-se e se tabularam os dados pela estatística descritiva, após a apresentação em tabelas e figuras.

Resultados:

compôs-se o estudo por 107 pacientes, entre estes, prevaleceu a idade média de 63,7 anos, casados, com cor da pele branca e ensino fundamental completo e aposentados.

Conclusão:

conclui-se que os determinantes sociais podem servir de base para que o enfermeiro oncológico identifique grupos vulneráveis e, assim, estabelecer medidas preventivas e educação em saúde para aqueles que estão em risco da doença.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1
Selo DaSilva