Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Life experiences that favor the plenitude and transcendence of the elderly being: a phenomenological-hermeneutical study / Experiências de vida que favorecem a plenitude e transcendência do ser adulto idoso: estudo fenomenológico-hermenêutico / Experiencias de vida que favorecen la plenitud y trascendencia del ser adulto mayor: estudio fenomenológico-hermenéutico

Guerrero-Castañeda, Raúl Fernando; Prado, Marta Lenise do; Menezes, Tânia Maria de Oliva; Galindo-Soto, Jonathan Alejandro; Ojeda-Vargas, Ma. Guadalupe.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 53: e03476, 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1013178
RESUMO

Objetivo:

Compreender as experiências de vida que favorecem a plenitude e transcendência do ser-adulto idoso.

Método:

Estudo qualitativo com enfoque fenomenológico-hermenêutico. Foi realizado de janeiro de 2014 a março de 2017 em dois grupos de convivência de idosos. Seleção de participantes por amostragem intencional com saturação de informação. As características dos participantes foram ter 60 anos ou mais, homens ou mulheres. Coleta de dados por meio de entrevista fenomenológica. Foi cumprida a Lei Geral da Saúde, Matéria de Pesquisa em Saúde e a Declaração de Helsinki. Análise por meio do círculo hermenêutico heideggeriano Pré-compreensão, Compreensão e Interpretação.

Resultados:

Onticamente surgiram unidades de significado. Ontologicamente o ser-adulto idoso é revelado na sua historicidade e temporalidade, destacando na sua cotidianidade o temor e a angústia, caindo em um sentimento de nada com necessidade de ser autêntico, obtido por meio do cuidado; essa compreensão do ser é transcendência, cuja manifestação é a iluminação.

Conclusão:

A transcendência é favorecida com o cuidado no ciclo vital; a enfermagem como ciência do cuidado pode promover ações que facilitem o encontro do ser-adulto idoso em diferentes etapas da sua vida.
Biblioteca responsável: BR41.1
Selo DaSilva