Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Retos para la formación de profesionales en derechos en salud. El caso de Perú / Challenges for the Training of Professionals in Health Rights. The Case of Peru / Desafios para a formação de profissionais em direitos em saúde. O caso do Peru

Henríquez-Suárez, Milagro; Espinoza-Portilla, Elizabeth.
Rev. cienc. salud (Bogotá) ; 17(1): 138-148, ene.-abr. 2019. tab
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL | ID: biblio-1013864
Resumo

Introdução:

atualmente o direito a saúde faz parte dos direitos humanos fundamentais e é reconhecido no nível internacional pela Organização das Nações Unidas. O objetivo este artigo é descobrir experiências de programas educativos de direitos em saúde, e apresenta desafios para o fortalecimento das competências no marco dos direitos em saúde, analisando ao Peru como caso concreto. Desenvolvimento para garantir uma atenção de saúde oportuna e de qualidade, baseada nos direitos em saúde, e no marco do estabelecido por normativas a nível global sobre os direitos humanos em saúde, requer-se que os profissionais da saúde se desenvolvam em um entorno favorável para a prática sanitária e de serviços complementários com os recursos apropriados. As instituições sanitárias devem oferecer, em coordenação com as universidade e entidades do estado, programas de formação sobre direitos em saúde considerando o marco legal vigente e a capacitação contínua dos profissionais.

Conclusões:

é importante promover capacitações aos profissionais de saúde no tema de direitos em saúde a nível global e local, considerando os determinantes da saúde e os diferentes entornos socioculturais, iniciativas que devem ser impulsadas tanto desde a academia quanto desde o governo. Para o caso do Peru, no nível do governo propõe-se promove-lo desde o Ministério de Saúde e a Superintendência Nacional de Saúde, ente encarregada de proteger e promover os direitos em saúde.
Biblioteca responsável: CO285.1
Selo DaSilva