Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Identificação segura: o uso de vídeos como estratégia educativa / Safe identification: the use of videos as an educational strategy

Massaroli, Aline; Pellenz, Gabriela Menissa; Kooke, Karine; Bitencourt, Júlia Valeria de Oliveira Vargas; Soares, Gabriela Ohana Pisatto; Conceição, Vander Monteiro da; Souza, Sílvia Silva de; Maestri, Eleine.
Rev. enferm. UFPE on line ; 13(2): 526-531, fev. 2019.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1014945

Objetivo:

pretende-se relatar a experiência do uso de vídeos em ações educativas para a promoção da identificação segura do paciente.

Método:

trata-se de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, com profissionais de saúde. Relatou-se sobre o desenvolvimento do primeiro ciclo educativo, tendo, como tema, a meta da identificação segura. Realizou-se diversas sessões da atividade buscando viabilizar a participação do maior número possível de profissionais.

Resultados:

registrou-se, no primeiro ciclo educativo, incluindo, como público-alvo, os profissionais da saúde de um hospital de grande porte da região oeste do estado de Santa Catarina, a participação de 380 pessoas. Optou-se, como estratégia educativa, pelo uso de vídeos de curta-metragem, com caráter comparativo de práticas seguras e inseguras, buscando promover a reflexão, o debate, o conhecimento, a interação e o envolvimento dos profissionais.

Conclusão:

verificou-se que o uso dos vídeos foi um instrumento para a construção da análise crítica sobre as ações mecanizadas do cotidiano, colaborando para o processo de construção da segurança do paciente e para o desenvolvimento da cultura de segurança.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1
Selo DaSilva