Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Bem-estar no ambiente de trabalho em escolas de enfermagem brasileiras / Bienestar en el ambiente laboral en escuelas de enfermería brasileras / Wellbeing in the working environment in Brazilian nursing schools

Marques dos Santos, Sergio Valverde; do Carmo Cruz Robazzi, Maria Lúcia; de Marchi Barcellos Dalri, Rita de Cássia; Augusto Bardaquim, Vanessa; da Silva XavieR, Joab Jefferson; Almeida da Silva, Luiz; Taubert de Freita, Fabiana Cristina; Moreno Vichnewsk, Emiliane.
Rev. cienc. cuidad ; 16(2): 8-20, 2019.
Artigo em Português | LILACS, COLNAL, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1015508

Objetivo:

Avaliar o bem-estar no trabalho de docentes e técnico-administrativos em Escolas de Enfermagem de Universidades públicas brasileiras. Materiais eMéto-do Estudo descritivo, transversal, quantitativo, com 69 participantes de cinco ins-tituições universitárias. A coleta dos dados ocorreu em 2015-2016. Utilizou-se um questionário semiestruturado para caracterização da população além da Escala de Bem-Estar no Trabalho, Escala de Suporte Organizacional Percebido e Escala de Oportunidades do Trabalho. Para a análise estatística descritiva utilizou-se o software Statistical Packagefor the Social Science versão 17.0, sendo os dados apresentados por meio de valores absolutos e percentuais.

Resultados:

Os participantes foram, majoritariamente, do sexo feminino, com 18 a 29 anos, solteiros e com renda men-sal de 453,87 a 907,14 dólares. Com relação à categoria profissional, 69,5% eram técnico-administrativos e 30,5% docentes. A maioria dos entrevistados trabalhava até 40 horas semanais e 50% possuíam outro vínculo empregatício. Avaliando o bem-estar laboral identificou-se que a maioria dos trabalhadores estava moderadamente alegre, entusiasmada e desenvolvia habilidades importantes. Porém, o trabalho tam-bém deixou parte dos trabalhadores irritados, chateados e impacientes. Ao avaliar o suporte organizacional constatou-se que 55,9% referiram que a Instituição mantém coerência entre diretrizes, metas e ações. Com relação às oportunidades no trabalho a maioria respondeu executar atividades que os agrada.

Conclusão:

Faz-se necessário oferecer apoio ao desenvolvimento pessoal e laboral dos docentes e trabalhadores técnico-administrativos, contribuindo para o bem-estar no trabalho do servidor pú-blico de universidades brasileiras.
Biblioteca responsável: CO648.1
Selo DaSilva