Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Calidad del cuidado de Enfermería brindado por profesionales en una ciudad colombiana / Quality of nursing care, provided by professionals, in a Colombian city / Qualidade do cuidado de enfermagem prestado por profissionais de uma cidade colombian

Amed Salazar, Eustorgio Jose; Villareal Amaris, Gloria; Alvis Tous, Carmen Cecilia.
Rev. cienc. cuidad ; 16(2): 108-119, 2019.
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1015523

Objetivo:

Avaliar a qualidade dos cuidados de enfermagem oferecido por profissionais em insti-tuições hospitalares de Sincelejo (Colômbia), mediante a aplicação do Care Q. Materiais e mé-todos Estudo descritivo transversal. A população foi de 515 pacientes e estimou-se uma amostra inicial de 212 que responderam a escala. Após a realização do filtro utilizando-se uma pergunta con-trole, foram analisados 123 questionários mediante amostragem não probabilística de acordo com as condições da pesquisa. O Care Q avalia a qualidade as dimensões acessibilidade, explicação, facilidade, conforto, antecipação, relacionamento de confiança, monitoramento e acompanhamento. Utilizou-se a análise de frequência, percentagens com intervalos de confiança e alfa de Cronbach para a comprobação de fiabilidade da escala Care Q para o contexto.

Resultados:

Encontrou-se uma qualidade total de 62%. A dimensão com maior qualidade foi "monitoramento e acompanhamento" (73.2%) e a menor qualidade observou-se na antecipação (56.1%). 42% dos participantes referiram não ter recebido atendimento e não reconheceram a enfermeira (o) do serviço.

Conclusão:

A qua-lidade global dos cuidados de enfermagem percebidos pelos usuários das instituições hospitalares estudadas é moderada (62%), com amplias oportunidades de melhoramento, o que merece atenção pelas instituições de saúde, as enfermeiras (os) e as escolas de enfermagem.
Biblioteca responsável: CO648.1
Selo DaSilva