Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Concepto de sobrecarga del cuidador del niño con cáncer: revisión integrativa / Concept of work overload in care takers of children with cancer: integrative review / Conceito de sobrecarga do cuidador da criança com câncer: uma revisão integrativa

Fonseca Salguero, Maira Alejandra; Rojas Vargas, Juan Carlos; Cubillos Moreno, Paola Andrea; Moreno Ozuna, Lina Juliana; Carreño Moreno, Sonia Patricia.
Rev. cienc. cuidad ; 16(2): 120-131, 2019.
Artigo em Espanhol | COLNAL, LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1015567

Introdução:

A sobrecarga do cuidador de crianças com câncer foi objetivada por instrumentos que foram projetados para cuidadores de adultos com doença de Alzheimer, no entanto, este conceito ainda não foi esclarecido no caso de câncer infantil. O objetivo desta revisão é identificar os atribu-tos do conceito de sobrecarga do cuidador da criança com câncer.

Materiais e métodos:

Revisão in-tegrativa qualitativa onde 21 artigos publicados entre 2012 e 2017 em espanhol, inglês e portugués, foram retirados das bases de dados Biblioteca Virtual en Salud, Scielo, Science Direct, Embase, Ovid e Scopus, utilizando os descritores Burden, Cancer, Children, Parents, Overload.

Resultados:

Cinco questões relacionadas à sobrecarga do cuidador da criança com câncer surgiram, o que cons-titui uma sobrecarga dimensional em um nível físico, psicológico, social, econômico e espiritual.

Conclusão:

Embora o conceito de sobrecarga tenha evoluído na ciência para ter instrumentos de medição, o fenômeno é experimentado de forma particular nos cuidadores de crianças com câncer desde o amor parental e a conotação social do câncer, apesar do excesso de esforço , cuidadores não querem abandonar o cuidado.

Assuntos

Cuidadores Criança
Biblioteca responsável: CO648.1
Selo DaSilva