Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores que influenciam a participação dos profissionais de enfermagem na educação permanente em hospital público / Factors that influence the participation of nursing professionals in permanent education in public hospital

Tibola, Talita Silva Alves; Cordeiro, Aldenora Laísa Paiva de Carvalho; Stacciarini, Thaís Santos Guerra; Engel, Rosana Huppes; Costa, Daniela Galdino; Haas, Vanderlei José.
Enferm. foco (Brasília) ; 10(2): 125-130, abr. 2019.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1016231

Objetivos:

Identificar e analisar os fatores que influenciam a participação dos profissionais de Enfermagem nas ações da Educação Permanente.

Metodologia:

Estudo quantitativo, observacional, realizado com 275 profissionais de Enfermagem de Hospital de Ensino no Sudeste do Brasil. Coleta realizada em junho/2016 utilizando instrumento estruturado.

Resultados:

Participaram 97 enfermeiros e 177 técnicos de Enfermagem, sendo 80% do sexo feminino, entre 21 ├ 65 anos. Os dificultadores da participação na EP são o quantitativo do pessoal de Enfermagem (56,4%) e o horário (52,7%). Facilitadores a interação com a equipe de trabalho (85,1%) e o conteúdo (85%). O teste qui-quadrado de Pearson mostrou a existência de associação significativa entre o nível de escolaridade dos profissionais e da categoria profissional com a participação na EP.

Conclusão:

Concluiu-se que os fatores que influenciam negativamente a participação dos profissionais de Enfermagem na EP são o quantitativo do pessoal de Enfermagem e os horários das atividades. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2
Selo DaSilva