Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Diagnósticos de enfermagem de pacientes pós-transplantados hepáticos em acompanhamento ambulatorial / Diagnósticos de enfermería de pacientes trasplantados hepáticos en seguimiento ambulatorio / Nursing diagnoses of post-liver transplantation patients in outpatient follow-up

Oliveira, Natália de Souza Pires; Oliveira, Thaís Moreira; Corrêa, Allana dos Reis; Tiensoli, Sabrina Daros; Bonisson, Priscila Lara Vieira; Guimarães, Gilberto de Lima; Manzo, Bruna Figueiredo.
Cogit. Enferm. (Online) ; 24: e59149, 2019. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1019769
RESUMO

Objetivo:

identificar os diagnósticos de enfermagem de pacientes pós-transplantados hepáticos em acompanhamento ambulatorial.

Método:

estudo descritivo realizado entre janeiro e maio de 2015 que avaliou 153 consultas em um ambulatório de Belo Horizonte, Minas Gerais. A elaboração dos diagnósticos de enfermagem seguiu a proposta de Risner, uniformizados seguindo o indicado pelo NANDA-I 2015-2017. Os dados foram analisados pelo programa Statistical Package for Social Sciences.

Resultados:

dos pacientes, 102 (66,7%) eram do sexo masculino com mediana de idade de 55 anos. A cirrose por vírus da hepatite C foi a principal indicação de transplante. Foram identificados 11 diagnósticos de enfermagem, sendo os de maior frequência Risco de infecção, Proteção ineficaz, Risco de glicemia instável, Risco de função hepática prejudicada.

Conclusão:

com os diagnósticos de enfermagem identificados, é possível delimitar o perfil das necessidades desses pacientes e proporcionar assistência de enfermagem diferenciada no acompanhamento ambulatorial de pós-transplantados hepáticos.
Biblioteca responsável: BR501.1
Selo DaSilva