Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Suffering and defense in work in a mental health care service / Sufrimientos y defensas en el trabajo en un servicio de salud mental / Sofrimentos e defesas no trabalho em um serviço de saúde mental

Kolhs, Marta; Olschowsky, Agnes; Ferraz, Lucimare.
Rev. bras. enferm ; 72(4): 903-909, Jul.-Aug. 2019.
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1020537
RESUMO

Objetivo:

conhecer o sofrimento e as estratégias de defesa dos trabalhadores que atuam em um CAPS AD III, sob a perspectiva do Teatro do Trabalho proposto por Dejours.

Método:

pesquisa qualitativa descritiva, do tipo estudo de caso, com trabalhadores do CAPS AD III, usando como referencial teórico a Psicodinâmica do Trabalho.

Resultados:

os profissionais que atuam no CAPS AD III identificam que o sofrimento no trabalho surge pela frustração entre o real e o prescrito; pela hegemonia das práticas orientadas pelo modelo biomédico; pela estigmatização e o preconceito com os usuários; e pelas limitações da Rede de Atenção à Saúde. Como estratégia de defesa individual, definiu-se a racionalização, e como estratégia coletiva, a de proteção. Considerações finais o trabalhador utiliza estratégias de defesas para enfrentar o sofrimento e ressignificá-lo, caracterizando-se como modos de apreender, compreender e dar sentidos e novos olhares para o seu trabalho.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva